Reiki

“ Imagine que o nosso corpo é feito de copos com água, alinhados, todos pela mesma medida. Quando estamos bem, em equilíbrio, plenos de saúde  e bem – estar, esses copos estão direitinhos, ao mesmo nível,  sem balanço e sem derramar;  O que acontece é que fora desse estado de equilíbrio, de homeostasia, os copos ficam uns com menos água que outros, uns a transbordar, outros vazios... O que faz com que andemos doentes, deprimidos ou fora do nosso estado natural perfeito. Esses desequilíbrios podem trazer doenças crónicas e graves, quando olhamos para eles desatempadamente”

Reiki é uma palavra japonesa que pode ser traduzida por Energia do Universo. É um sistema de tratamento bastante simples que consiste na colocação das mãos por cima ou directamente sobre uma pessoa (que se mantém vestida e retira apenas os sapatos), com a intenção de equilibrar as energias existentes no seu corpo.

A definição de Reiki pode ser procurada na própria formação palavra. Os vocábulos japoneses Rei (Alma, Espírito ou Universal) e Ki (energia) juntaram-se para descrever um tipo de energia que é universal.

O que é esta energia universal? O que é este Ki universal?

O Ki é a forma japonesa de Qi, palavra chinesa que define um conceito fundamental da cultura tradicional da China no qual se fundou toda a sua medicina. Em termos gerais, colocando de parte as variações entre as diversas filosofias orientais, o Qi é um tipo de energia que permeia e sustenta todos os seres vivos, uma energia vital interna que flui ao longo de todo o corpo. Bloqueios, desiquilíbrios ou rupturas no movimento dessa energia estariam na origem da doença.

   O  Reiki dirige a energia do Universo para o corpo físico, estimulando a capacidade inata de cura do paciente/ receptor e socorre as áreas necessitadas. É uma antiga arte de cura com origem  nos sutras tibetanos, e pode ser aplicado tanto para cuidar activamente de si mesmo como para tratar outras pessoas.  É uma terapia complementar como a massagem e a acumpuntura, por exemplo.

Esta técnica terapêutica, é praticada em hospitais, centros e clinicas por todo mundo, sendo a mesma reconhecida pela organização mundial de saúde. Não destrói células nem nervos, não tem qualquer contra indicção nem acarreta nada de negativo. É absolutamente inofensivo e por isso é um tratamento prático e seguro. Por ser uma vibração universal, este tratamento beneficia todos os seres vivos: animais, plantas, assim como todos os seres humanos, sendo jovens, idosos, gravidas e crianças.

O Reiki é uma técnica de cura que tem alcançado resultados comprovados, em complemento de tratamentos como a quimioterapia, depressão, stresse, ansiedade, doenças crónicas, entre outras - que causam desordens a nível físico – falta de energia, cansaço, dores, etc.

Não podemos esquecer que o Reiki traz harmonia ao lado energético, curando verdadeiramente a mente e o corpo, e proporcionando também mudanças a nível emocional. O equilíbrio proporcionado pela terapia de Reiki, promove sempre mudanças positivas na forma de ser e estar .

Entrar no mundo do Reiki, é começar a viver uma aventura apaixonante de constantes auto-descobertas, sensações, sentimentos, mudanças positivas, uma conquista de saúde e de bem estar.

Vive de uma abordagem holística que considera o corpo na sua totalidade, concentrando-se não apenas na manifestação da doença ou da patologia, mas nas causas dessa manifestação, procurando localizar os factores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que a patologia se tenha manifestado.

Como?

A terapia de Reiki funciona  travéz do Toque.

São trabalhados todos os centros energéticos, os Chakras, que estão localizados no corpo de qualquer ser vivo. Atravéz destes, se estabelecem as trocas de energia entre o nosso organismo e a do Universo, da Natureza. Do bom funcionamente dos Ckacras, depende o nosso bem- estar.