Dança terapia
A Dança-terapia é um projecto que abraçámos, que surge da noção de que o exercício, o movimento, predispõe o cérebro e o emocional para o manifesto positivo e para o equilíbrio de todo o ser. Esta é uma disciplina pedagógico- terapêutica, relacionada ao movimento corporal, mais especificamente á dança.
É uma técnica que une dois campos, a dança e a psicologia, que tem o objectivo de fazer o individuo adquirir o autoconhecimento, a desenvolver a criatividade, auxiliando na integração social, física, mental e espiritual.
É uma abordagem que utiliza a linguagem corporal como principal meio de comunicação e busca ampliar a consciência sobre si mesmo através desta linguagem. E é um instrumento simples e poderoso que permite, através de um gesto, melhorar o próprio modo de ser e estar, física e mentalmente no mundo.
Utilizando o movimento criativo e a dança no contexto de uma relação terapêutica (grupo ou individual), a Dança-terapia, tem como objectivo combinar os componentes expressivos e criativos da dança com os benefícios da psicoterapia.
Na dança-terapia não existe a ideia de dançar como exibição, "somos dançarinos e espectadores de nós mesmos" e os movimentos não se baseiam em um desenho externo e formal de passos; a atenção é colocada em "como nos sentimos". A partir disso há uma escuta interna e as pessoas aprendem a expressar-se de forma autêntica.
Através de movimento, e uma grande liberdade de expressão, chegamos á nossa essência.
“ Somos o modo como nos movimentamos”
Se em algum instante quiser experienciar ou se tem alguém, criança ou adulto, a quem ache que este tipo de actividade lhe faria bem, entre em contactos com a UTS. Faremos tudo para chegar até si!